segunda-feira, 25 de março de 2019




Boa Noite caros leitores,
Este blog tem como objetivo principal conhecer os legados culturais das civilizações antigas para a atualidade. As grandes civilizações fascinam e geram curiosidades.  Alguns legados dessas antigas civilizações preservam até hoje e são testemunhos da grandeza do intelecto humano diante do desafio que as adversidades ambientais e políticas impuseram-se. Aproveitando dessa curiosidade causada por grandes feitos humanos, elaboramos este "museu virtual", um local de interesse histórico, geográfico, filosófico e sociológico: Grécia. Que tal embarcar nessa viagem com a gente?




A estátua de Zeus foi criado por Pheidias. Ele retratou Zeus entronizado, segurando um cetro na mão esquerda e uma Vitória alada na direita. As partes nuas da estátua eram de marfim, enquanto o manto e o trono, este último decorado com cenas mitológicas de relevo, eram de ouro. Após a abolição dos Jogos Olímpicos, a estátua foi levada para Constantinopla, onde pereceu em um incêndio c. 475 dC os últimos decorados com cenas mitológicas de relevo, eram de ouro.
zeus

https://7log.pt/2015/12/10/7maravilhas-do-mundo-antigo-estatua-de-zeus-no-olimpo/https://

Curiosidades

  • Estima-se que entre 40 e 80% da população da antiga Atenas era composta por
    escravos.
  • No ápice de sua economia, por volta dos séculos 5 e 4 a.C., a Grécia Antiga foi a
    maior potência econômica do mundo.
  • Diversas descobertas realizadas por antigos matemáticos gregos, entre eles Pitágoras,
    Arquimedes e Euclides, continuam sendo ensinadas e em uso até hoje.
  • A palavra “Música” tem sua origem nas antigas musas, as deusas das artes da mitologia
grega.
  • Na Grécia Antiga, grande parte das pessoas acreditava que os deuses poderiam ter
    filhos com os mortais. Destas uniões surgiam os heróis.
  • Os gregos antigos gostavam muito de esportes, vale lembrar que foram eles que
inventaram os Jogos Olímpicos. Estas competições eram espécies de homenagens aos
deuses do Olimpo.
  • Os cientistas gregos se dedicaram muito às Ciências, principalmente Matemática,
    Medicina e Astronomia. Um dos mais importantes cientistas da época foi Hipócrates
(considerado o pai da Medicina).
  • Os gregos antigos construíam templos religiosos em locais altos (montanhas) parficarem mais próximos dos deuses
  • (como eles acreditavam) e também para servir de
observatórios contra invasores inimigos.


Resultado de imagem para GRECIA+ANTIGA Monte Olimpo - representação de Zeus na Grécia Antiga.https://www.significados.com.br/grecia-antiga/

Culturas Gregas

Que tal entender um pouquinho de quem eram os Gregos e quais as suas culturas? Grécia Antiga (em grego: Ἑλλάς; Hellás) foi uma civilização pertencente a um período da história grega que abrange desde o Período Homérico dos séculos XII a IX a.C. até o fim da antiguidade (c. 600 d.C). Ela é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural. Por essa razão, a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal que forneceu a base da cultura ocidental moderna e é considerada o berço da civilização ocidental.

Os gregos eram politeístas e adoravam muitos deuses, sua religião era antropomórfica, ou seja, os seus deuses eram representados por uma figura humana. Alguns homens tinham uma feição mais parecida com a dos deuses, estes eram considerados heróis, assim surgiram os mitos que narravam os acontecimentos da vida desses heróis e também dos deuses, originando a Mitologia. O mito é uma narrativa de caráter simbólico que relata e explica a origem do Homem e dos deuses, bem como os fenômenos sobrenaturais, costumes e atividade humanas de uma determinada cultura. O objetivo do mito era fornecer um conjunto de acontecimentos fabulosos que explicasse a realidade do mundo. Sua função é atuar como mediador entre o sagrado e o profano. 
Durante a Antiguidade existia uma infinidade de deuses locais, cada qual tinha uma ligação com um local sagrado. Com o passar do tempo, doze deuses ganharam mais destaque em relação aos outros, e em 750 a.C a história desses deuses foi escrita no Monte Olimpo por Hesíodo.Os Jogos Olímpicos era uma forma de homenagem a Zeus, a cada quatro anos os gregos de todas as cidades-estado se encontravam na cidade Olímpia para realizar uma série de competições esportivas em diversas modalidades. Os atletas eram considerados indivíduos sagrados, e o prêmio dos vencedores era uma coroa feita de ramos de oliveira que tinha um grande valor para o atleta e para sua cidade, além disso, os atletas vencedores eram homenageados em suas cidades com a construção de estátuas. 
Na Grécia Antiga havia dois gêneros musicais. O gênero vocal (cantado) e o instrumental. Esse segundo gênero fazia uso, principalmente, dos seguintes instrumentos: cítara, lira, salpinge (tipo de trombeta), siringe (flauta) e aulo (instrumento de sopro). 
A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

Resultado de imagem para cultura+GRECIA+ANTIGAhttps://sala19.wordpress.com/2012/04/18/cultura-e-sociedade-na-grecia-antiga/

Religião

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade. Os gregos acreditavam que eles se expressavam no cotidiano: nas chuvas, na natureza, nas decisões. Assim, os deuses agiam de forma direta na vida das pessoas. Acreditava-se, por exemplo, que Poseidon dominava os mares, que Zeus era responsável pelas chuvas. Além dos deuses outras entidades habitavam o sistema de crenças grego, como as sereias. Estes outros seres, assim como os deuses, estavam cotidianamente presentes na vida dos gregos. O que diferia os deuses dos seres humanos era a imortalidade.
Cada cidade possuía uma espécie de deus protetor. Este deus tinha um templo e era cultuado
também dentro das casas. Os gregos pediam aos deuses proteção, bens materiais
e sucesso nas atividades da vida. Para agradar estes deuses, costumavam fazer oferendas,
orar e sacrificar animais. Eram comuns as festas realizadas nos templos em homenagem ao
deus protetor da cidade.

 https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/04/deuses-gregos-158060921-1000x667.jpg

Alguns dos principais deuses da Mitologia Grega, em fachada de prédio da Universidade de Atenas, Grécia. Foto: Dimitrios / Shutterstock.com

Além de se expressarem diariamente, a atribuição de significados aos deuses é uma forma de perceber como os gregos davam sentido aos seus sentimentos por meio dos deuses. Afrodite, por exemplo, é a deusa que simboliza o amor. Atena, a sabedoria.
Os gregos também costumavam consultar os oráculos para tentar descobrir o futuro e a
vontade dos deuses. Nestes oráculos ficavam as pitonisas que, através de sinas da natureza,
ofereciam respostas aos que a consultavam.

Portanto, exprimem a forma como os gregos lidavam com a natureza, com os sentimentos
e como respondiam questões como a origem do universo.

Os gregos acreditavam que os deuses habitavam o Olimpo. Em nome de Zeus, o deus dos
deuses, eles celebravam os Jogos Olímpicos, a cada quatro anos. A religiosidade grega se
expressava através de rituais que se davam em torno de altares e envolviam música, canto
e competições em homenagem a um deus, como era o caso dos Jogos. O Partenon é um
monumento religioso construído no século V a.C. em homenagem à Atena, deusa de Atenas.
Sua construção destaca-se na paisagem e demonstra o poder de Atenas.
AfroditeZeusApoloÁrtemisErosHades, Hermes, Perséfone eram deuses que
povoavam a vida dos gregos na antiguidade e estavam presentes no cotidiano. Eram formas
de dar sentido à vida e explicar o inexplicável até então.



 https://www.sohistoria.com.br/ef2/grecia/index_clip_image018.jpg
https://www.suapesquisa.com/grecia/religiao.htm
                     Zeus: principal deus da religião grega

Homens e deuses na arte grega


Para compreendermos melhor as manifestações artísticas dos gregos é necessário retomar a importância da religião e de sua manifestação na vida humana. 

A MITOLOGIA significa o estudo dos mitos, ou seja , o estudo da história dos deuses. Isso quer dizer que, para os gregos, cada deus nasceu em um certo momento e desenvolveu sua vida com características próprias. Mais, os gregos deram representavam os deuses com a forma humana e principalmente acreditavam que possuíam virtudes e defeitos. 

A religião grega dava grande valor aos deuses ao mesmo tempo em que dava grande valor aos homens. Por isso sua cultura é considerada antropocêntrica, individualista e racional; é ainda hedonista, possibilitando ao homem a realização de obras de que reflitam seus sentimentos internos, produzindo por prazer, sem ser utilitarista, como vimos na cultura antiga oriental, pragmática.

Imagem relacionadaAs esculturas de homens da Grécia e da Roma Antigas são dotadas de pênis pequenos, algo que muita gente evita comentar por educação ou por vergonha. Em parte, isso acontece porque seus membros foram esculpidos para parecer que estão moles, e não em posição sexual.
https://veja.abril.com.br/blog/duvidas-universais/por-que-as-estatuas-gregas-e-romanas-tem-penis-pequeno/

Teatro Grego

O teatro teve início com as festas em honra aos deuses, mais precisamente com o culto à Dionísio e se constituíam numa parte das celebrações religiosas.
Além dos atores, contavam com o coro que comentavam a cena e explicavam as sutilezas
das tramas para o espectador. A tragédia grega constitui uma das maiores heranças
artísticas desse povo e são encenadas até hoje.
O desenvolvimento artístico do teatro está intimamente ligado à arquitetura dos anfiteatros
gregos que aproveitavam o máximo a acústica para que todos pudessem ouvir o texto.
Mais tarde, o teatro passou a retratar o cotidiano através da comédia.
Os principais artistas do teatro grego foram: Choerilus, Phrynichus e Pratinas.

Resultado de imagem para Teatro Grego

https://www.infoescola.com/artes/teatro-grego/

PINTURA GREGA


 A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. Entre os principais pintores da Grécia Antiga, podemos destacar Apeles e Zêuxis.



Imagem relacionada






Arquitetura Grega


 Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C na qual suas colunas seguiram o estilo arquitetônico dórico.
As arquiteturas tinham funções religiosas, que eram pelo  fato de serem politeístas e de
acreditarem na semelhança entre deuses e homens, criou uma expressão religiosa singular
no Mundo Grego, sendo que os templos dos mais variados deuses se espalharam por todas
as cidades gregas.  o templo era utilizado também como ponto de observação militar
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de
detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.

3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados,
principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso
de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

- Estátua de Zeus em Olímpia
- Partenon de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria



Resultado de imagem para - Partenon de Atenas


https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/arquitetura-grega-antiga/

Artes Gregas

Esculturas
Elas representavam o homem como centro do universo e buscavam, em sua forma,
representar não só os seres humanos em si mas também o movimento do corpo humano.
Muito do que estudamos e conhecemos da Grécia Antiga pode ser observado por meio de
suas estátuas. Elas representam o homem e os deuses e, com o decorrer do tempo, ficam
mais realistas e mais próximas da anatomia humana, expressando padrões de beleza e a
idealização das formas humanas. Cabe aqui ressaltar que os gregos atribuíam aos deuses
características próximas às humanas, ou seja, eles eram antropomórficos.https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2016/05/Vit%C3%B3ria-de-Samotr%C3%A1cia_377754532-1000x670.jpghttps://lh5.googleusercontent.com/IceRR2YzMKpfA3JCb1-fUHt-Z3z0lJAL3pu8BHklJam88Gd6eOOry9EK5y6vxEGA0OYQoMjoMbuchKUhbddoCaNjLen5Q5zlDVKMtEnqOThw5MmTzJ-TPkU5i2D_s7-3_VaEuiIzdesAa7cyYw

A arte grega e em especial as esculturas pode ser dividida em três períodos: o, o arcaico,

o clássico e o

Período Arcaico (entre os séculos VIII a.C. e V a.C.)

Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota
onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores.
Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas
paredes e que causam um efeito de profundidade e volume. Possuíam dois modelos:
kouros”, representação masculina de um jovem nu e a “koré” jovens virgens vestidas com
túnicas.
https://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/ Estátua em Mármore de Kouros


Período Clássico (entre os séculos V a. C. e IV a. C.)

Fase em que a arte escultórica (e as artes no geral) adquire seu apogeu com a aproximação
do realismo. A evolução é notória na busca da perfeição, beleza, serenidade,
proporcionalidade e dos movimentos das esculturas gregas clássicas. Estátua de Poseidon
Isso levou ao rompimento com a frontalidade encontrada nas obras do período anterior,
ou seja, a escultura passa a ser vista de outros ângulos e perspectivas, chamada de
"escultura de vulto", em três dimensões.

poseidonhttps://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/





Período Helênico (entre o século III a.C. até o início da Era Cristã - século I a.C.)

Nesse período, nota-se a mudança de temas e técnicas utilizadas pelos escultores, por
exemplo, a exploração de temas cotidianos, expressões dramáticas, maior grau de realismo
e emoção, além do aumento das dimensões e dos volumes.
Vênus de Milo
Vênus de Milohttps://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/
Esses fatores que caracterizaram as esculturas gregas helenísticas proporcionaram mais
expressividade e sensualidade às obras. Isso ocorreu devido ao contato com outras
civilizações antigas, que mesclou diversos aspectos dessa arte. Nesse momento, as
esculturas de mulheres já surgem em formato nu.