Esculturas
Elas representavam o homem como centro do universo e buscavam, em sua forma,
representar não só os seres humanos em si mas também o movimento do corpo humano.
Muito do que estudamos e conhecemos da Grécia Antiga pode ser observado por meio de
suas estátuas. Elas representam o homem e os deuses e, com o decorrer do tempo, ficam
mais realistas e mais próximas da anatomia humana, expressando padrões de beleza e a
idealização das formas humanas. Cabe aqui ressaltar que os gregos atribuíam aos deuses
características próximas às humanas, ou seja, eles eram antropomórficos.https://lh5.googleusercontent.com/IceRR2YzMKpfA3JCb1-fUHt-Z3z0lJAL3pu8BHklJam88Gd6eOOry9EK5y6vxEGA0OYQoMjoMbuchKUhbddoCaNjLen5Q5zlDVKMtEnqOThw5MmTzJ-TPkU5i2D_s7-3_VaEuiIzdesAa7cyYw
representar não só os seres humanos em si mas também o movimento do corpo humano.
Muito do que estudamos e conhecemos da Grécia Antiga pode ser observado por meio de
suas estátuas. Elas representam o homem e os deuses e, com o decorrer do tempo, ficam
mais realistas e mais próximas da anatomia humana, expressando padrões de beleza e a
idealização das formas humanas. Cabe aqui ressaltar que os gregos atribuíam aos deuses
características próximas às humanas, ou seja, eles eram antropomórficos.https://lh5.googleusercontent.com/IceRR2YzMKpfA3JCb1-fUHt-Z3z0lJAL3pu8BHklJam88Gd6eOOry9EK5y6vxEGA0OYQoMjoMbuchKUhbddoCaNjLen5Q5zlDVKMtEnqOThw5MmTzJ-TPkU5i2D_s7-3_VaEuiIzdesAa7cyYw
A arte grega e em especial as esculturas pode ser dividida em três períodos: o, o arcaico,
o clássico e o
Período Arcaico (entre os séculos VIII a.C. e V a.C.)
Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota
onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores.
onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores.
Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas
paredes e que causam um efeito de profundidade e volume. Possuíam dois modelos:
“kouros”, representação masculina de um jovem nu e a “koré” jovens virgens vestidas com
túnicas.
paredes e que causam um efeito de profundidade e volume. Possuíam dois modelos:
“kouros”, representação masculina de um jovem nu e a “koré” jovens virgens vestidas com
túnicas.
https://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/
Período Clássico (entre os séculos V a. C. e IV a. C.)
Fase em que a arte escultórica (e as artes no geral) adquire seu apogeu com a aproximação
do realismo. A evolução é notória na busca da perfeição, beleza, serenidade,
proporcionalidade e dos movimentos das esculturas gregas clássicas. Estátua de Poseidon
do realismo. A evolução é notória na busca da perfeição, beleza, serenidade,
proporcionalidade e dos movimentos das esculturas gregas clássicas. Estátua de Poseidon
Isso levou ao rompimento com a frontalidade encontrada nas obras do período anterior,
ou seja, a escultura passa a ser vista de outros ângulos e perspectivas, chamada de
"escultura de vulto", em três dimensões.
ou seja, a escultura passa a ser vista de outros ângulos e perspectivas, chamada de
"escultura de vulto", em três dimensões.
https://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/
Período Helênico (entre o século III a.C. até o início da Era Cristã - século I a.C.)
Nesse período, nota-se a mudança de temas e técnicas utilizadas pelos escultores, por
exemplo, a exploração de temas cotidianos, expressões dramáticas, maior grau de realismo
e emoção, além do aumento das dimensões e dos volumes.
exemplo, a exploração de temas cotidianos, expressões dramáticas, maior grau de realismo
e emoção, além do aumento das dimensões e dos volumes.
Vênus de Milo
https://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/
Esses fatores que caracterizaram as esculturas gregas helenísticas proporcionaram mais
expressividade e sensualidade às obras. Isso ocorreu devido ao contato com outras civilizações antigas, que mesclou diversos aspectos dessa arte. Nesse momento, as
esculturas de mulheres já surgem em formato nu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário