Os gregos eram politeístas e adoravam muitos deuses, sua religião era antropomórfica, ou seja, os seus deuses eram representados por uma figura humana. Alguns homens tinham uma feição mais parecida com a dos deuses, estes eram considerados heróis, assim surgiram os mitos que narravam os acontecimentos da vida desses heróis e também dos deuses, originando a Mitologia. O mito é uma narrativa de caráter simbólico que relata e explica a origem do Homem e dos deuses, bem como os fenômenos sobrenaturais, costumes e atividade humanas de uma determinada cultura. O objetivo do mito era fornecer um conjunto de acontecimentos fabulosos que explicasse a realidade do mundo. Sua função é atuar como mediador entre o sagrado e o profano.
Durante a Antiguidade existia uma infinidade de deuses locais, cada qual tinha uma ligação com um local sagrado. Com o passar do tempo, doze deuses ganharam mais destaque em relação aos outros, e em 750 a.C a história desses deuses foi escrita no Monte Olimpo por Hesíodo.Os Jogos Olímpicos era uma forma de homenagem a Zeus, a cada quatro anos os gregos de todas as cidades-estado se encontravam na cidade Olímpia para realizar uma série de competições esportivas em diversas modalidades. Os atletas eram considerados indivíduos sagrados, e o prêmio dos vencedores era uma coroa feita de ramos de oliveira que tinha um grande valor para o atleta e para sua cidade, além disso, os atletas vencedores eram homenageados em suas cidades com a construção de estátuas.
Na Grécia Antiga havia dois gêneros musicais. O gênero vocal (cantado) e o instrumental. Esse segundo gênero fazia uso, principalmente, dos seguintes instrumentos: cítara, lira, salpinge (tipo de trombeta), siringe (flauta) e aulo (instrumento de sopro).
A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.
https://sala19.wordpress.com/2012/04/18/cultura-e-sociedade-na-grecia-antiga/
Nenhum comentário:
Postar um comentário